O post de hoje é para falar sobre o projeto que escolhi analisar na G1: "As Luminárias da Amizade" ou "Long Distance Friendship Lamp"
1. O QUE ➤ O que é o projeto? Para que serve? O que ele faz?
O projeto se chama “Luminárias da Amizade” ou “Long Distance Friendship Lamp” (originalmente). Elas tiveram suas primeiras unidades feitas no final do ano de 2014 como um presente de natal para a família dos criadores, John e Vanessa. O conceito surgiu de uma necessidade de John de se conectar com seus membros da família, pois todos moravam espalhados pelos Estados Unidos e Canadá. Assim surgiu as luminárias, a possibilidade de estar perto mesmo estando longe. E como funciona? As lâmpadas são vendidas geralmente em pares e elas estão conectadas através do wi-fi, funcionando através de sensores capacitivos, cada vez que uma das pessoas toca em uma das luminárias a outra acende com uma cor específica. Em 2020, por causa da quarentena, o produto se tornou muito conhecido no mercado. Muitos amigos, casais e familiares adquiriram a luminária para tentar se aproximar dos seus entes queridos.
2. POR QUE ➤ Qual a importância desse projeto? Por que ele chamou a atenção?
Estamos em uma pandemia, um contexto em que estamos longe de tudo e de todos. Pensar em uma tecnologia que poderia nos aproximar das pessoas que estão longe, é muito importante. Mas não só o aproximar, porque aproximar as mensagens e vídeo-chamadas já conseguem fazer, é o aproximar do contato. Sentimos essa falta durante esses dois anos. Eu e meu namorado moramos na mesma cidade, a mais ou menos 1h30 de distância, e quando começou toda essa situação ficamos mais de 4 meses sem poder nos ver e nos abraçar. Não estou dizendo que luminária poderia substituir esse contato físico, do contrário, ela serviria para lembrar dele. Saber que a outra pessoa está ali, que está pensando em você, te aproxima dela.
3. COMO ➤ Como funciona? Quais são as especificações técnicas?
Basicamente, o usuário irá comprar 2 ou mais luminárias as conectando através do wi-fi, e quando tocar na parte superior de uma, as outras acenderão simultaneamente. Cada pessoa no grupo possui uma cor diferente, assim, todos saberão quem exatamente está tocando na luminária. A conexão dos produtos é feita através do site da empresa após a compra e lá você pode personalizar também qual cor você deseja que seja a sua. Além disso, na plataforma é possível configurar o tempo que aquele “toque” vai permanecer, tendo como opções: 30 min, 1h30 min, 8h ou 24h. Por exemplo: Vitória e Pedro possuem cada um uma Luminária da Amizade, Vitória escolheu amarelo e Pedro quis verde. Quando o Pedro tocar no objeto, a luminária da Vitória trocará de amarelo para a cor verde. Eles escolheram que voltará ao normal depois de 30 min, dessa forma, após meia hora que o Pedro tiver tocado na luminária, a luminária de Vitória voltará para sua cor original, o amarelo.
O tamanho da luminária é de 4.75" L x 4.75" W x 8" H. Convertendo para as unidades que utilizamos no Brasil, ela tem mais ou menos 12cm (Largura) X 12cm (Profundidade) X 20cm (Altura). Pesando 1.5 lbs, que é 0.68 kg.
Quanto ao seu funcionamento interno, a luminária utiliza de um circuito eletrônico, utilizando para sua tecnologia de toque o conceito de sensoriamento capacitivo. De forma simplificada, o sensor identifica quando ocorre ou não o toque através da capacitância. O produto possui a sua própria capacitância e o nosso dedo/mão quando toca na luminária também transmiti a sua. Assim, quando ocorre o toque, as capacitâncias são somadas. Em suma, o circuito percebe dois momentos: uma capacitância menor quando não há nenhum toque e uma capacitância maior quando há toque. Quando o valor está maior do que o esperado, a luminária se acende. Existem vários modos de aplicar esse sensor, tentei encontrar qual exatamente era a solução utilizada para esse produto, mas não consegui encontrar. Deixo aqui um link com uma explicação de como essa tecnologia pode ser aplicada:
4. MODIFICAÇÕES ➤ Quais são as falhas ou deficiências? Que alternativas pode se adotar para melhorar?
Bom, quanto ao funcionamento do produto, não se tem nada a reclamar. Ele entrega tudo que promete, sendo o seu circuito interno funcional. As luzes acendem conforme o toque ocorre e suas configurações não possuem problemas para realizar.
A principal modificação que seria necessário, na minha opinião, seria o design da luminária. Sendo o conceito do produto, aproximar as pessoas, promover amor e carinho, não vejo nenhum sentido de a luminária ser um bloco retangular com mosaicos. No entanto, comecei a pensar nas possíveis melhorias para o produto no geral e cheguei em algumas ideias:
As luminárias teriam formato de coração, seguindo o conceito de aproximação, troca, afeto e amor.
O mosaico ainda seria utilizado, mas com propósito diferente. Agora, ele serviria para delimitar diferentes áreas. Nesses espaços, mensagens poderiam ser personalizadas pelos os usuários na hora da compra. Frases como: “Estou com saudades”, “Eu te amo”, “Pensando em você”, “Estou aqui”, etc. Promovendo além do toque uma transmissão de mensagens.
Pensando nessas frases separadas, seria muito interessante que o toque também fosse delimitado. Dependendo da mensagem que a pessoa tocar, aquela única área irá se iluminar.
Quanto as configurações serem realizadas no site da empresa, acredito que acha uma falta de praticidade. Deixo como possibilidade de melhoraria a criação de um aplicativo. Nele, poderiam ser feitos os controles e conexões com os grupos, troca de cores, tempo de desligamento, entre outros. Facilitando para o usuário caso haja a necessidade de mudanças.
Me questionei também em relação a intensidade da luz que a luminária emite, seria interessante que o usuário pudesse ter esse comando. Visto que, pessoas podem estar em lugares com fusos horários diferentes ou em outros exemplos. Esse controle poderia ser feito no aplicativo sugerido anteriormente.
O menor tempo de desaparecimento da luz é de 30 min, como sugestão, acredito que esse número devesse ser mais personalizável de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Indo um pouco mais longe, talvez muito longe e fora da caixinha, comecei a pensar em outras coisas que poderiam aproximar essas pessoas que estão longe. Cheguei em uma ideia que apresento como algo extra ao produto.
O aplicativo que antes mencionei serviria para mais propósitos, não somente o de configuração da luminária. Ele passaria a ser um espaço de expressão dos usuários. As pessoas poderiam escrever declarações, salvar suas fotos juntos, fazer planos e entre outras coisas. Assim, poderiam se conectar com seus entes queridos mesmo estando longe deles e longe até da luminária, visto que o aplicativo estaria sempre a um toque.
Por fim, decidi fazer uns rascunhos rápidos de como eu imagino que poderia ser o novo produto das "Luminárias da Amizade"
REFERÊNCIAS
Комментарии