Num dia você está comprando os seus materiais escolares no Beco Diagonal e no outro tentando provar que você não roubou o raio de Zeus, parece uma mudança para universos completamente diferentes, porém, essa é a experiência que os livros conseguem nos possibilitar. A sensação de estar segurando em suas mãos todos esses mundos e de passar cada uma de suas páginas cheias de descobertas são um dos maiores prazeres da leitura.
Com o avanço da tecnologia, a necessidade de aprimorar os sistemas de leitura foram surgindo. Plataformas como o Kindle, por exemplo, buscaram trazer a praticidade de ter livros com você constantemente, podendo lê-los em qualquer lugar que estiver. Além disso, é perceptível a diferença entre as faixas de preços dos livros físicos e digitais, aumentando a acessibilidade dos usuários aos livros. Outro ponto positivo do digital é a durabilidade, livros físicos são suscetíveis ao desgaste do tempo e do ambiente em que estão, já os seus irmãos digitais não sofrem os mesmos problemas, sendo eternos enquanto existirem seus arquivos. Mesmo com tantos avanços diante a leitura, ainda assim, os livros físicos ainda estão presentes no coração da maioria dos leitores. Alguns dos motivos de não realizarem essa transição para o digital são, por exemplo: a falta de concentração, a menor imersão ao ler em telas, o não poder ter a sensação de tocar no livro e passar suas páginas.
Com isso, desenvolvemos um projeto conceito para tentar juntar o melhor dos dois mundos. O projeto seria um espaço em realidade virtual que simula uma biblioteca com todas as suas experiências de procura e escolha dos livros. Um ambiente com uma grande variedade de opções para o usuário, proporcionando um local calmo e reservado para ler, utilizando de sons e músicas ambientes para cancelamento de ruídos externos. E para completar toda essa experiência imersiva e trazer a tangibilidade dos livros físicos, um par de luvas hápticas capazes de reproduzir a sensação do toque dos objetos nas mãos dos usuários. Assim, podendo ter a praticidade do digital em conjunto com vivência sensorial do livro tradicional.
Trio: Aléxya Reis, Gustavo Pureza e Guilherme Pupim.
Comments