top of page
Foto do escritorAléxya Reis

A Importância dos Sentidos no Design

Bom, esse é o primeiro post do blog da disciplina de Design e Expansão dos Sentidos, então nada mais justo do que começar falando sobre a importância deles.

Os 5 sentidos estão presentes em tudo a nossa volta, quando estamos nos alimentando, passando um perfume, vendo uma série, entre tantos outros exemplos. Mas o fato é que, incluindo eu mesma, acabamos por esquecer a importância que eles têm e até de algum deles na hora de enumerar. E o porquê de isso acontecer? Na minha opinião, a vida se tornou algo tão rápido que muita das vezes não paramos para prestar atenção nas sensações que pequenas experiências trazem. Em relação ao design, o foco tem sido tanto na visão e no tato que os outros sentidos foram deixados de lado. É muito importante que os designers sejam cada vez mais incentivados e instigados a explorar mais esse mundo multissensorial.



O designer Jinsop Lee, na sua palestra no TED Talk, explica através de muitos exemplos a importância de se investir nos sentidos na hora de projetar. Através de uma pesquisa que desenvolveu usando um gráfico chamado “5 Senses Graph”, ele identificou que nas melhores e mais marcantes experiências apresentavam mais de um ou dois sentidos.




Em 2020, descobri um livro que, além do tato e da visão, era lido através dos seus perfumes. O projeto se chama “Aromapoesia”, do autor Eduardo Kac. Ele desenvolveu 12 poemas com aromas diferentes e cada um deles causa uma experiência única no seu leitor. Os cheiros são resultados de inúmeros processos químicos e são liberados através de pequenos poros presentes nos textos. Para evitar que os aromas se esvaiam, o autor acopla ao livro frascos que permitem os leitores adicionar novamente as fragrâncias em suas páginas. Com isso, o livro se tornou um combo de sentidos, fazendo com que gerasse muito mais impacto naquele que o estaria lendo.


Então, o que se pode concluir no uso dos sentidos no design? Eu concluo que o céu é o limite. Acredito que muitas das pessoas ainda não se deram conta de o quanto essa exploração é rica. Como último exemplo, trago a Alexa, da Amazon. A minha quase xará é uma inteligência artificial capaz de realizar inúmeras tarefas, além do tato e da visão, ela traz principalmente a audição. De primeiro contato, ela é incrível, cumpre tudo o que promete, mas ela também trás ferramentas que nem sempre pensamos. Sendo uma tecnologia que funciona por reconhecimento de voz, pessoas com deficiências visuais conseguem realizar atividades muito mais facilmente. Portanto, pesquisar e entender a importância dos Sentidos no Design não só colaboram para proporcionar impactos na experiência do usuário, mas também na inclusão.



 

Referências




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page